Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casa da Ju

Um blog sobre DIY, Costura, Livros, Filmes e mim…

Casa da Ju

Um blog sobre DIY, Costura, Livros, Filmes e mim…

Os Alteirinhos, a par do Guincho quando não há vento (ou seja quando um rei faz anos), são a melhor praia do mundo. Muito, muito bom.

Mesmo perto da Zambujeira do Mar, com uma escadaria imensa de madeira (dantes era mesmo a saltitar pelos carreiros e calhaus), um areal muito bom, um mar que cheira a mar, abrigado do vento, falésias majestosas, poucas pessoas e espaço para estender a toalha. Sem bolas de berlim (ok, entendo que possa ser um handicap, mas pelo menos não caímos em tentação... e livrai-nos do mal, Senhor), com rochas e caranguejos para os miudos apanharem (e andarem entretidos durante horas enquanto a mãe vegeta ou lê), com boas ondas para se entreterem com as pranchas. Excelente. Durante anos a nossa praia de eleição até que o ano passado aquelas marés vivas que andaram pela costa fizeram os Alteirinhos desaparecer. Não foi só a areia desaparecer, foi o mar que de repente ganhou espaço e começou a bater nas falésias. E por isso o ano passado não houve Alteirinhos. Este ano voltaram. Areal ainda (muito) pequeno mas a prometer ccrescimento e esperança que dentro de 2 ou 3 anos volte ao que sempre foi.

E este Sábado foi dia de por lá passar a tarde. 

Sair da praia às 7 e meia, solinho bom, e ir directo para A Barca (Traquitanas). Sopa de peixe, arroz de tamboril e Monte da Peceguina, na rua a ver o mar prata e o sol a sumir-se de nós. Comida boa, caseira, honesta, com nomes simples, sem manual de instrucções culinários (carne marinada nos seus sucos, blablabla). A 3, que 1 dos G's anda pela vida dele com os amigos da bola (já, tão cedo???).